CONSULTORIA EM R.H. / Clima Organizacional

Técnica - A. P. C. P. - aplicada a Clima Organizacional

Alvo:

Ferramenta importante para mensurar as ações da área de Recursos Humanos através de instrumentos voltados para análise do ambiente interno, a partir do levantamento de suas necessidades. Tem como objetivo analisar o sentimento das pessoas que trabalham em uma empresa, isto é, analisar o nível de satisfação dos colaboradores na empresa, o que resultará em um diagnóstico e plano de ação.

Objetivos do Clima Organizacional:

Analisar o grau de satisfação dos colaboradores, com o objetivo de aumentar a produtividade além de gerar mudanças proporcionando um ambiente satisfatório.

Benefícios para a Empresa:

São diversos os benefícios a curto e longo prazo obtidos pela empresa contratante, entre eles podemos citar:
- Estruturação da Empresa;
- Profissionalização da Organização;
- Aumento do Nível de Motivação nos Colaboradores;
- Buscar Possíveis Déficits na Qualidade Ambiental da Empresa, Gerando Assim Mudanças;
- Alinhamento da Cultura com as Ações da Empresa;
- Integração dos Processos e Áreas Funcionais;


Empresas que buscam entender o clima organizacional em seu ambiente de trabalho

Processo:
Etapas à serem implementadas:

  • Elaborar questionários direcionados
  • Validar questionários junto ao cliente
  • Aplicar questionários (Físico, Online ou Voto Eletrônico)
  • Tabular dados
  • Avaliar dados
  • Emitir Síntese
  • Emitir Parecer Genoma
  • Indicar Plano de Ação
  • Acompanhar Execução
  • Aferir Resultados

Exemplos de Síntese



Exemplo de Parecer:

Consequência:
Identificando novas oportunidades de desenvolvimento, conseguimos melhoria na empresa através dos colaboradores.

Exemplo de Plano de Ação:


Proveito: Através do parecer dos colaboradores implementar um PLANO DE AÇÃO que aumente os resultados da organização e também ter clareza do Clima Organizacional e o quais ações devem ser tomadas.

Diferente do que se pensa, o CLIMA ORGANIZACIONAL, não tem por objetivo único verifica o bem estar dos colaboradores, mas identificar através dos colaboradores diversas oportunidades de melhorias em diversos segmentos:

COMUNICAÇÃO
LIDERANÇA
CAPACIDADE TÉCNICA
COMPORTAMENTOS
RECURSOS HUMANOS
AMBIENTE DE TRABALHO
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
CONDIÇÕES DE TRABALHO
MOTIVAÇÃO
SALÁRIO E BENEFÍCIOS